O principio de funcionamento do aparelho que eu tenho é o seguinte:
O aparelho ao ser instalado é calibrado com o grau de dureza existente na àgua da rede (valor X).
O aparelho passa então a "saber" que para a dureza de àgua X, consegue descalcificar Y litros de àgua.
A àgua da rede passa por um recipiente que contém uma resina específica que captura os iões de calcario, essa àgua é então enviada para a habitação. Há-de haver uma altura (ao fim de Y litros de àgua) em que essa resina se encontra saturada de iões de calcario, nessa altura, o aparelho através de um sistema de electrovalvulas, passa a funcionar "ao contrário", ou seja, a àgua da rede passa primeiro pelo sal e de seguida pela resina, limpando-a dos iões de calcario, essa àgua carregada de sal e calcario é então descarregada para o esgoto (deverá deixar na zona do descalcificador um pequeno tubo de ligação à rede de esgotos). Finalizado esse processo de regeneração da resina o aparelho está novamente pronto a descacificar a àgua. O meu descalcificador está programado para fazer a regeneração às 2 da manhã, altura em que normalmente não existem consumos, mesmo nessa situação eu tenho àgua em casa, só que durante o tempo que durar a regeneração da resina (cerca de 2 horas) não tenho àgua descalcificada .
quelle:
Sie müssen registriert sein, um bestimmte Links zu sehen