• Gäste können im PortugalForum zunächst keine Beiträge verfassen und auch nicht auf Beiträge antworten. Das klappt nur, wenn man registriert ist. Das ist ganz leicht, geht schnell und tut nicht weh: Registrieren. Und dann verschwindet auch dieser Hinweis ...

Termin Auf Entdeckungsreise durch die deutschsprachige Literatur : 30.01.2026, Ler com Goethe: Byung-Chul Han, A Crise da Narração

  • Ersteller Ersteller Veranstaltungen - Goethe-Institut Portugal
  • Erstellt am Erstellt am
V

Veranstaltungen - Goethe-Institut Portugal

Gast
Gast
No dia 30 de janeiro, pelas 18h00, terá lugar mais uma sessão de Ler com Goethe – À Descoberta da Literatura de Expressão Alemã, um lugar de encontro para quem gosta de ler e partilhar as suas impressões e experiências sobre livros, autores, edições e traduções. Os encontros, que acontecem a cada dois meses, sempre à sexta-feira, pelas 18h00, na biblioteca do Goethe-Institut, têm a curadoria da germanista e tradutora literária Gilda Lopes Encarnação. Para abrir o ano, foi escolhida a obra A Crise da Narração, de Byung-Chul Han, que será debatido numa conversa com Gilda Lopes Encarnação e escritor, tradutor e ensaísta Frederico Pedreira.

Interessado/a? Inscreva-se, enviando email para: biblioteca.lisboa@goethe.de

Sobre o livro​

Num mundo inundado de notícias e informação, pobre de experiência e de vida narradas, numa sociedade desencantada e consumista, em que aparentemente tudo se transformou em «narrativa», que lugar resta ainda ao contador de histórias e à narração? Na era digital em que o storytelling se traduz em comércio e consumo de informação atual, célere e imediata, que lugar resta às comunidades narrativas? Numa sociedade de comunicação instantânea em que o homo sapiens se transformou em phono sapiens, que lugar resta ao vagar e ao tédio, à escuta e à reflexão, à aura e à magia do mundo?

Sobre o autor​

Byung-Chul Han nasceu em Seul, em 1959. Estudou Metalurgia na Coreia do Sul antes de se mudar para a Alemanha, nos anos oitenta, para estudar Filosofia na Universidade de Freiburg e Teologia e Literatura Alemã na Universidade de Munique. Em 1994, fez o doutoramento em Freiburg com uma tese sobre Martin Heidegger. Atualmente é professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim. É autor de mais de uma vintena de obras, consistindo as mais recentes em análises do que ele designa por «sociedade do cansaço» e «sociedade da transparência». Raramente dá entrevistas ou divulga informações pessoais. O mais recente ensaio, publicado pela Relógio d’Água, em 2025, intitula-se Conversas sobre Deus. Um Diálogo com Simone Weill. Em 2025, foi distinguido com o Prémio Princesa de Astúrias de Comunicação e Humanidades pelo «brilhantismo com que interpreta os relatos da sociedade tecnológica». Em 2026, será publicado, na Alemanha, o ensaio Sem Respeito. Uma Crise Social.

Possíveis tópicos da conversa​

1. Informação e narração; vagar, espanto e reflexão
2. O contador de histórias: tensão narrativa e demora contemplativa
3. Novas formas de ser e de poder
4. Pobreza de experiência e storytelling
5. Narração e plataformas digitais
6. Desencantamento do mundo e aura narrativa
7. Viver sem saber contar histórias
8. A saturação narrativa e o cansaço do excesso
9. O desaparecimento da obscuridade/ambiguidade
10. A escrita sem género como possibilidade de reabilitação narrativa?
 
Zurück
Oben