• Gäste können im PortugalForum zunächst keine Beiträge verfassen und auch nicht auf Beiträge antworten. Das klappt nur, wenn man registriert ist. Das ist ganz leicht, geht schnell und tut nicht weh: Registrieren. Und dann verschwindet auch dieser Hinweis ...

Forte da Ponta da Bandeira | Lagos

CasaWistuba

Lusitano
Teilnehmer
Stammgast
Aus meinem Blog:

Fora da velha cidade amuralhada está a Fortaleza de Nossa Senhora da Penha de França, vulgarmente conhecida por Forte da Ponta da Bandeira e por Forte do Pau da Bandeira. Construída nos finais do século XVII, funcionou como fortaleza defensiva de Lagos.


4903829.jpg

A entrada faz-se por uma ponte levadiça sobre um fosso. Sendo um dos últimos pontos defensivos de Lagos a ser construído, é dos melhores e mais bem conservados exemplares.

4903831.jpg

Esta fortificação possui no seu interior uma capela com invocação a Santa Bárbara e um conjunto de azulejos de finais do século XVIII. Restaurada nos anos 60 constitui um autêntico ex-libris das fortificações marítimas da antiga Praça de Guerra em Lagos.

Hoje, este espaço é utilizado para as celebrações de uma das festas mais tradicionais de Lagos: o Banho 29. Considerado como purificador, em tempos idos a população do concelho deslocava-se como podia para tomar banho de mar à meia-noite no dia 29 de Agosto. A tradição continua, embora alargada com espectáculos de música ao vivo e comidas típicas da região.

4903833.jpg

No interior do Forte, os compartimentos são actualmente utilizados para exposições de arte, e um pequeno restaurante convida a reviver o ambiente do passado.

4903840.jpg
 
Zurück
Oben